Dezenas de mulheres acusam o empresário Samuel Klein, morto em 2014 aos 91 anos, de explorá-las sexualmente na infância e na adolescência –um esquema de aliciamento confirmado por ex-funcionários, seguranças, taxistas, vizinhos e advogados.
As informações envolvendo o fundador das Casas Bahia foram reveladas por uma reportagem da Agência Pública em abril deste ano. A Folha rastreou sete processos cíveis e três criminais contra o empresário por exploração e abusos sexuais. Apenas uma ação por danos morais aguarda julgamento de recurso especial junto ao Superior Tribunal de Justiça.
Klein morreu sem que qualquer denúncia contra ele viesse a público. Um dos seus filhos, Saul Klein, também responde a acusações de abuso sexual. Uma reportagem da Folha revelou que 14 mulheres disseram ter sido aliciadas e estupradas por Saul.
A defesa de Samuel diz que as acusações são lamentáveis e que, se a história fosse verdadeira, as vítimas teriam procurado a Justiça antes. Os advogados de Saul dizem que ele contratava modelos de uma agência, mas que nunca explorou essas mulheres.
No episódio desta terça-feira (18), o Café da Manhã ouve a repórter da Folha Eliane Trindade, que pesquisou os processos movidos contra Samuel Klein e conversou com mulheres que fizeram as denúncias.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.