[ad_1]
A Nasa firmou parceria com a Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI), empresa que explora as profundezas dos oceanos, para desenvolver uma tecnologia capaz de procurar por vida sob os mares das luas de Júpiter e Saturno. Mas primeiro, vão realizar testes em uma expedição a bordo de um navio da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, sigla em inglês).
A expedição acontece com o veículo submarino Orpheus, construído pela WHOI e operado por um software de navegação autônoma do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da Nasa. O teste de duas semanas vai do dia 14 ao dia 27 de maio, saindo do Cabo Canaveral, na Flórida, até Norfolk, na Virgínia. A ideia é entender as zonas mais profundas dos oceanos, desafio similar às experiências dos veículos de exploração em outros planetas.
publicidade
Leia mais:

Para navegar no escuro da zona hadal, a mais de 6 mil metros de profundidade, Orpheus vai usar a tecnologia de navegação relativa do terreno (TRN). Desenvolvida pela Nasa para a missão 2020 para Marte, a TRN ajudou o rover Perseverance a pousar com tranquilidade e guiou o helicóptero Ingenuity nos voos pelo planeta vermelho.
Orpheus tem apenas dois metros de comprimento e pesa 250 quilos, custando US$ 2 milhões (R$ 10,6 milhões, na cotação desta quinta-feira, 13) para ser desenvolvido e construído. Ele vai vagar pelo fundo do oceano fazendo imagens em alta resolução, que combinadas se transformam em um mapa 3D do fundo do mar, em busca de vestígios de vida no caminho.
O mini-submarino é capaz de explorar os mundos aquáticos como Europa, lua de Júpiter, e Encélado, satélite natural de Saturno. Ambas são oceanos globais de água líquida sob uma superfície gelada. A pressão sob essa crosta deve ser similar às encontradas pelo Orpheus na zona hadal. Mas, mesmo com o tamanho pequeno, ele ainda vai precisar diminuir mais para realizar a viagem interplanetária
Via: Space
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
[ad_2]
Fonte