O ex-chanceler Ernesto Araújo mobilizou a diplomacia brasileira pra garantir o fornecimento de cloroquina ao Brasil. As ações continuaram mesmo depois de associações médicas terem alertado para a ineficácia da droga no tratamento da Covid-19 e o risco de efeitos colaterais.
Isso é o que revelam telegramas diplomáticos obtidos pela Folha e informações de pessoas envolvidas nas negociações. Os documentos mostram que a pasta fez inúmeros pedidos para a obtenção de cloroquina —e que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse ao premiê indiano, Narendra Modi, que havia resultados positivos da droga contra Covid no Brasil.
A reportagem entrou em contato com o Itamaraty, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.
No episódio desta segunda-feira (10), o Café da Manhã conversa com a jornalista da Folha Patrícia Campos Mello, que recebeu esses telegramas e escreveu uma reportagem sobre o assunto, sobre o que eles significam, como o Itamaraty agiu e que consequências a revelação pode ter na CPI da Covid.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem e Thomé Granemann.