[ad_1]
Com a correria do dia a dia por conta do regime home office, é natural que o profissional não consiga participar de todas as videoconferências de seu trabalho. Felizmente, o Microsoft Teams permite a gravação das chamadas e, por meio do recurso de transcrição, o aplicativo transforma todo o conteúdo abordado na ligação em formato de texto.
Isso significa que o colaborador que perder a reunião não precisará assistir a call na íntegra para ficar a par dos assuntos tratados. Basta que ele baixe a transcrição da chamada gravada — se o recurso estiver habilitado, é claro.
publicidade
Já a opção de transcrição ao vivo torna-se uma ferramenta importante para usuários com algum nível de deficiência auditiva ou mesmo para “driblar” locais barulhentos e ruídos durante a videoconferência.
Por ora, a transcrição do Microsoft Teams só está disponível quando o idioma falado na chamada for o inglês, mas é provável que a empresa expanda o recurso para outros línguas no futuro.
Caso queira saber como utilizar a ferramenta no Teams, acompanhe o tutorial abaixo.
Como usar o recurso de transcrição no Microsoft Teams
Antes de tudo, será necessário que o usuário administrador do Microsoft Teams habilite o recurso. Para isso, a conta deverá acessar o Microsoft Teams Admin Center, acessar “Políticas de Reunião” e, na seção Áudio & Vídeo, habilitar a opção “Permitir transcrição”.
Pessoas de fora da organização e convidados não terão o poder de iniciar ou interromper a transcrição, embora consigam visualizar o recurso em tempo real. Elas também não poderão baixar a transcrição de um vídeo gravado — disponível apenas para usuários que tenham definido o idioma inglês em seu Teams.
Após o recurso ter sido habilitado, será possível ativá-lo durante as reuniões. Basta que o usuário, na versão do Teams para desktop, clique no menu de três pontos e escolha a opção “Iniciar transcrição”.

Feito isso, a transcrição vai aparecer ao lado direito da tela e os outros participantes poderão escolher se ocultam ou não o recurso. Isso pode ser alterado ao acessar o menu de três pontos e escolher entre as opções “Mostrar transcrição” ou “Ocultar transcrição”.
Leia mais:
Como baixar uma transcrição salva
Quando a reunião for finalizada, a transcrição será disponibilizada no evento de reunião no calendário. Os participantes elegíveis — organizador e funcionários da instituição — poderão baixá-la como um arquivo .vtt ou .docx.
Para isso, o usuário deverá acessar o Calendário (à esquerda no Teams), abrir o evento da reunião, ir na seção “Gravações e transcrições” e baixar o documento no formato desejado.

Para disponibilizar o documento aos usuários que ingressarem a partir de um dispositivo móvel, o participante terá de baixar a transcrição pelo computador e anexar o documento no chat da reunião.
Com isso, o arquivo também poderá ser visualizado em smartphones e tablets.
[ad_2]
Fonte