O líder socialista Raúl Castro anunciou, na sexta-feira (16), sua saída do posto de primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba –cargo que, ao lado do de presidente, é o mais importante do sistema político do país.
O anúncio encerra um ciclo de seis décadas em que o país foi liderado por Raúl e Fidel Castro, líder revolucionário morto em 2016. Os dois estavam à frente da ilha desde a Revolução Cubana, em 1959. Raúl assumiu a presidência de Cuba após a renúncia do irmão, em 2008, e deixou o posto em 2018 –depois de empreender reformas e iniciar um diálogo com os Estados Unidos.
A mudança marca uma troca de gerações: quem assumiu nesta segunda-feira (19) a liderança do Partido Comunista foi o atual presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.
No episódio desta terça-feira (20), o Café da Manhã conversa com a correspondente da Folha Sylvia Colombo. Ela explica o que representa a troca de comando em Cuba e qual deve ser o futuro político do país.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Mahara Aguiar e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.