Apesar da pressão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou, na quarta-feira (14), a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que determinou a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as ações e omissões do governo federal na pandemia.
Com essa batalha perdida, o Palácio do Planalto agora luta para escolher nomes favoráveis ao governo na composição da comissão —já que isso pode trazer mais ou menos desgaste ao Planalto. Para a presidência, o nome cotado é do senador Omar Aziz (PSD-AM) que é apoiado pelo Planalto e pela oposição. Já para a relatoria, o nome mais forte é de um opositor do governo Bolsonaro: o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
No episódio desta segunda-feira (19), o Café da Manhã ouve a repórter da Folha em Brasília Julia Chaib, que entrevistou Aziz e Calheiros, para entender como a escolha dos integrantes da CPI pode definir o rumo das investigações.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Mahara Aguiar e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.