Charles “Chuck” Geschke, cofundador da companhia de software Adobe e que ajudou a desenvolver o famoso PDF (Portable Document Format), morreu na sexta-feira (16), de câncer, aos 81 anos, em Los Altos, na Califórnia.
“É uma grande perda para a Adobe e para a indústria da tecnologia, para a qual Chuck foi um herói e modelo a ser seguido por décadas”, disse Shantanu Narayen, presidente-executivo da empresa.
A Adobe foi fundada em 1982. Além do célebre PDF (formato padronizado que permite a leitura de documentos), a empresa é conhecida pelos programas voltados para designers gráficos, como Photoshop (edição e criação de imagens), Illustrator (Ilustrações vetoriais) e Premiere Pro (edição de vídeo).
Depois de obter doutorado na Carnegie Mellon University, em Pittsburgh, Geschke foi trabalhar no centro de pesquisa da Xerox, em Palo Alto, em 1972. Ele e seu colega John Warnock deixaram a empresa para criar a Adobe.
Geschke foi diretor de operações da Adobe de 1986 a 1994 e presidente até sua aposentadoria, em 2000.
O cofundador da Adobe também ficou conhecido por ter sido sequestrado, em 1992. Dois homens o detiveram ao chegar ao trabalho e o mantiveram mantido refém por quatro dias. O FBI o resgatou.
Em 2008, Geschke e Warnock receberam do então presidente Barack Obama a Medalha Nacional da Tecnologia.