A direção da PF (Polícia Federal) decidiu nesta quinta (15) trocar o chefe da superintendência do Amazonas, Alexandre Saraiva. O delegado está em atrito com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por causa da apreensão de mais de 200 mil metros cúbicos de madeira.
Segundo Saraiva, tudo que foi apreendido é produto de ação criminosa, e as empresas até agora não apresentaram documentos requisitados pela PF. Mas o ministro apontou o que diz serem falhas na investigação e defende as madeireiras.
O conflito acontece no momento em que o governo Bolsonaro tenta convencer o mundo –e os Estados Unidos em particular– de que vai proteger o meio ambiente. Na próxima semana, líderes mundiais participam de uma cúpula do clima promovida pelo governo americano.
No episódio desta sexta-feira (16), o Café da Manhã conversa com a jornalista Ana Carolina Amaral, que assina o blog Ambiência, na Folha. Ela fala sobre a força do ministro do Meio Ambiente e sobre os próximos passos do governo diante da pressão internacional.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Mahara Aguiar e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.